Quando​ topografia se transforma em tipografia.


O projecto que já está no Kickstarter é da autoria de 2 amigos e mostra-nos a Aerial Bold, uma fonte criada a partir de imagens de satélite.

Normalmente estamos habituados a que as fontes sejam desenhadas. Esta não.

Criada por Joey Lee and Benedikt Groß, dois alunos do MIT a Aerial Bold foi desenhada para ser a primeira fonte construída a partir unicamente de imagens de satélite, mas como a maior parte do mundo ainda não está mapeado Lee e Groß tencionam gerar a Aerial Bold através de algoritmos que digitalizam os dados de satélite de todo o mundo à procura de imagens que se pareçam com letras. Esta fonte não terá apenas um tipo de letra, será também um banco de dados onde se poderá pesquisar toda a topografia que se pareça com letras e ser usado por designers da forma que quiserem.

Groß e Lee afirmam que o mais importante é descobrir novos algoritmos e identificar padrões que nos revelem letras através de imagens de satélite do que construir um tipo de letra. Uma vez com os algoritmos perfeitos, encontrar alfabetos escondidos em árvores, lagos, rios e ruas do mundo é só uma das possíveis utilizações. No futuro, o mesmo algoritmo pode ser usado para digitalizar fotografias de ruínas ainda não descobertas, ou qualquer outro projeto que poderá beneficiar de tecnologia que automaticamente digitaliza imagens de satélite de forma a originar padrões.

Podem ver o projecto no Kickstarter aqui.

Patrícia Bernardo, Digital Designer

Comment