#TheOneThing que precisa de saber


Quando vivemos num mundo onde já não gostamos que seja só a televisão a decidir o que temos e quando temos de ver, redes sociais como o Facebook realçam a sua capacidade incrível de colocar novos desafios não só às marcas, mas também à divulgação de notícias.

Quando vivemos num mundo que está aos pés (e nos bolsos) dos consumidores, é preciso tirar o maior proveito disso. Fazer um “telejornal” dedicado às publicações de Facebook que mais fizeram furor durante o dia foi a solução (inteligente) que o canal de televisão norte-americano ABC arranjou para se integrar nesta máquina em constante atualização.

Os vídeos duram um minuto, vivem exclusivamente na rede social e são publicados sobre o nome de Facecast. Todos os dias, o pivot David Muir fará uma compilação das notícias mais importantes, com outros assuntos que estão a ser tendência nas redes sociais e que serão publicadas na página do World News Tonight.

A hashtag deste projeto não podia ser outra: #TheOneThing. Uma maneira de mostrar ao consumidor das notícias que tudo o que precisa de saber está ali, num vídeo rápido, conciso e de fácil assimilação. As premissas mágicas do novo mundo tecnológico.   

A BBC fez uma experiência semelhante, com vídeos de 15 segundos no Instagram, que serviam como uma espécie de “teaser” para as notícias que iriam passar no telejornal dessa noite. Ainda hoje esses vídeos são partilhados e comentados por uma larga massa de utilizadores.

Não precisávamos deste tipo de iniciativas para ter a certeza de que as redes sociais ainda têm cartas para dar, mas a verdade é que continuam a colocar desafios aos seus utilizadores e exploradores.

O resultado foi uma combinação perfeita entre os diferentes media. O setor informativo deu o mote e passa o testemunho a quem o quiser agarrar.

Marta Baptista, Content & Social Media

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