2014: Odisseia no Espaço.


Podia ser facilmente confundido com um planetário virtual. Apesar disso, este site nada tem que ver com o mundo da astronomia. O Mapa da Internet é, na verdade, uma apresentação bidimensional do tráfego e das ligações que se estabelecem entre os principais sites que podemos encontrar na Internet .

Cada site é representado por um círculo no mapa e a dimensão desse círculo é determinada pela quantidade de tráfego que esse site tem. Facilmente percebemos que quanto maior o tráfego, maior será o círculo. Não é difícil de adivinhar, de forma quase intuitiva, quais são os maiores planetas desta galáxia: Google, Facebook, Youtube e Wikipedia.

Mas mais interessante que perceber qual a representatividade destes sites na web (coisa que podemos descobrir rapidamente se consultarmos o Alexa) é perceber de que forma eles estão relacionados. Esta relação é definida pelo número de hiperligações existentes entre os diferentes sites: quanto maior for a relação, maior será a proximidade dos círculos no mapa. Daí que não seja uma surpresa ver centenas - senão milhares - de pequenos círculos em torno do Google ou do Facebook.

E agora, no meio desta galáxia, que agrega mais de 350 mil sites de 196 países, não ficam com curiosidade de encontrar o vosso site? Nós já descobrimos alguns dos nossos.



Comment