Banner blindness e outras coisas que as pessoas fazem na web.


Esta imagem revela o comportamento normal de um utilizador face à publicidade tradicional na web. É um efeito conhecido por banner blindness, uma espécie de “cegueira” relativamente a tudo que “se pareça com” publicidade. Nem sequer é um processo consciente, é um automatismo do cérebro no processamento visual da página. Sem dúvida, um bom argumento para não fazer este tipo de anúncios.

Através de heatmaps - imagens que mostram onde se concentra o olhar ou as ações do rato numa página - conseguimos identificar muitos outros padrões de utilização relevantes.

3 exemplos:

É do conhecimento comum que maior parte da atenção vai para o topo das páginas - mas sabia que a maioria da atenção remanescente é dispendida no fundo das mesmas?

As áreas das páginas com caras de pessoas captam mais atenção - mas sabia que as pessoas também seguem o olhar dos modelos?

Sabia que os carrosséis de destaques e imagens são em geral “desprezados” pelas pessoas que visitam um site?

Boas razões para ler o artigo completo na Business Insider

Paulo Ramos

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