Numa altura em que todos os gestores se queixam da falta de produtividade dos seus colaboradores, uma equipa de investigadores da University of Life Sciences, na Noruega, vem demonstrar a importância de ter plantas no local de trabalho (de preferência em cima da secretária!).

Os resultados dos estudos realizados em Março de 2011 e Agosto de 2013 foram claros:

Os trabalhadores com plantas na sua secretária ou que têm uma janela onde possam ver um pedaço de vegetação ao longo do dia - em vez de pedaços de betão - apresentam níveis de satisfação e concentração mais elevados e a sua produtividade aumenta, em média, 12%.

Trata-se do fenómeno de “micro-restoration” ou “attention restoration theory” que permite que o cérebro “recarregue” ao longo do dia (leia o que os especialistas dizem sobre isto) .

Caros patrões, já sabem… se querem colaboradores mais produtivos já em 2014 - e um ambiente mais “cosy” no escritório - coloquem uma plantinha em cima das secretárias!

Isto é tudo verdade científica e está escrito aqui.

P.S. Em jeito de dica natalícia, e se ainda não montaram a árvore de Natal na empresa, porque não fazê-la com um pinheiro verdadeiro? Tudo em nome da produtividade… :)

Vânia Vieira

Comment