Captura de ecrã 2014-03-19, às 09.46.57.png

Quem não conhece as famosas Ted Talks? Muitas pessoas visitam o site das TED, seja para ver uma palestra especifica - utilizadores ocasionais; utilizadores regulares, que comentam e participam em conversa e ainda todos os envolvidos na criação de eventos e palestras TED.

Mas porque nem só de boas palestras vive um site e, para melhor servir as necessidades de todos os utilizadores, março de 2014 marcou a mudança de visual da plataforma. 

Além do aspecto visual podemos destacar como 4 principais inovações as funcionalidades Watch Later e Your Ted (permite a utilizadores agendarem a visualização de um vídeo, marcar as palestras já vistas e criar watchlists), uma plataforma responsive (para ser experienciada em todos os momentos), e as novas ferramentas de vídeo.

Através do site Hello Ted, podemos seguir o processo desde o início, incluindo a difícil decisão de escolher uma agência com quem trabalhar, o design e tecnologia, não esquecendo claro o conteúdo, com um cuidada curadoria das palestras.

Destaco também o investimento num processo focado na experiência do utilizador que passou por pesquisa, questionários, criação de personas, teste aos utilizadores, sempre com o objectivo de ouvir o utilizador e proporcionar-lhe a melhor experiência possível. 

Este processo é demorado e ainda não acabou: através do site Hello Ted os utilizadores podem ainda fazer as sugestões e participar na mudança. 

Sofia Carvalho, UX Designer

Comment