Oju Africa lançou os seus "afro" emoticons depois de chegarem à conclusão que não havia grande diversidade e tudo começou com um artigo do jornalista Joey Parker da MTV que constatou o facto de não existirem emojis brancos. Joey chegou mesmo a enviar um email para o CEO da famosa marca da maçã a questionar esta ausência e, curiosamente, recebeu uma resposta. Contudo, não directamente de Tim Cook, mas de Katie Cotton, responsável pelas comunicações internacionais da Apple.  

A resposta foi simples: "[...] As nossas personagens emojis são baseadas no padrão Unicode, de forma a aparecer correctamente em todas as plataformas". Adicionou ainda que estão a trabalhar com o consórcio Unicode para actualizar o padrão. 

Quando a própria Apple admite que deveria haver mais diversidade, deixa-nos a pensar.  Foi então que pesquisámos a lista completa de 800 emojis e reparámos que apenas dois parecem ser não-caucasianos. Foi exactamente aqui que a Oju Africa deu o primeiro passo e criou os seus emojis. (Sabiam que Oju significa caras em nigeriano?). Estes novos emojis foram desenhados para Android, mas também ficarão disponíveis para iOS.

Ivo Pereira, Web Developer

Comment