Diz-me quão mobile és e eu digo-te que rede social és.


Há 2 temas que são especialmente comuns aqui no nosso espaço: 

  1. redes sociais,
  2. mobile e responsive design.

É raro os 2 temas surgirem lado a lado nos nossos escritos. Este texto vai ser uma exceção.

Na semana passada, a ComScore, uma empresa especializada em estatísticas relacionadas com a utilização da internet, lançou um relatório sobre redes sociais e a sua utilização em dispositivos móveis. Os seus resultados, apesar de relativos ao público norte-americano, são interessantes o suficiente para nos fazerem repensar o tipo de conteúdo que publicamos em cada rede social.

Segundo o relatório, apenas 26% do tempo passado no LinkedIn é passado num dispositivo mobile. O Linked in é, assim, a rede social cuja utilização mobile é menos significativa. No extremo oposto do espectro está o Instagram, que é utilizado 98% do tempo em mobile.

A estatística mais surpreendente é relativa ao Pinterest - 92% do tempo que os utilizadores passam na rede social é passado em mobile.

Por fim, a conclusão a que se chega é que apenas tumblr e linked in são maioritariamente utilizados em desktop. As restantes redes sociais analisadas são maioritariamente mobile - Instagram, Pinteres, Twitter e Facebook.

Podem ver o gráfico que ilustra o relatório no mashable.

 

Maura Bouça, UX Designer

Comment