20 Day Stranger é uma aplicação que pretende levar dois estranhos (em cantos opostos do planeta) a partilharem as suas vidas durante 20 dias sem nunca sentirem a sua privacidade invadida, quer pelo estranho, quer pela plataforma.

Como? 20 Day Stranger tem naturalmente inspiração (e ajuda) nas redes sociais que todos conhecemos (Instagram, Foursquare, Google+  e Street View) e disponibiliza assim um feed de actualizações tanto vago como específico. Ao acordar o movimento inicia o relato do dia; os sensores do telemóvel ajudam, as imagens completam — por exemplo se passearmos nas ruas de uma cidade,  são mostradas imagens do Google Maps, oferecendo algo próximo do que seria a cidade aos nossos olhos — e a imaginação acrescenta.

Nunca se fica a conhecer a verdadeira identidade do "nosso estranho" e aquilo que vamos aprendendo sobre ele depende em grande parte da nossa imaginação e dedução.

A aplicação ainda se encontra numa versão beta, mas sendo tão importante que a amostra testada seja global e heterogénea qualquer um de nós se pode inscrever a partir do website da 20 Day Stranger. 

Serão 20 dias suficientes para conhecer alguém? Não me parece, mas talvez seja suficiente para contar uma história.... Curiosos? Inscrevam-se aqui.

Sofia Carvalho, Ux Designer

Comment