No relativamente curto espaço de uma semana o Campeonato do Mundo de Futebol tornou-se o assunto mais falado na Internet.

Não é que isto represente uma surpresa. O maior evento do desporto mais popular do mundo tem sempre o potencial para bater recordes de atenção, visibilidade, buzz ou qualquer outra medida,  em qualquer tipo de meio de comunicação. E este está mesmo a bater recordes: o mundial do Brasil já foi mais falado nas redes sociais do que o Super Bowl e os Jogos Olímpicos de Inverno em Sochi (piada fácil: também é a competição com problemas de construção civil mais falada de sempre). 

Vamos então ao que há de novo. 

Esta explosão do Mundial na Internet está não só relacionada com o desporto em si, mas também com outros factores. As manifestações e o descontentamento de parte do povo brasileiro ajudam, e muito, ao volume de conversação.

Quanto às plataformas preferidas pelos fãs do futebol, o Twitter parece levar vantagem, mas é o Vine que tem uma mensagem de Barack Obama para a equipa americana. No tumblr já apareceu uma colecção tristonha e, para finalizar, a fábrica dos memes já tem uma nova coqueluche: Robin Van Persie

Jorge Simões, Copywriter

 

Comment