Material Design - Um manifesto #1: Movimento, Peso & Massa


No meu último artigo iniciei esta série apresentado brevemente todos os princípios do material design. Nesse mesmo artigo deixei pistas valiosas sobre a importância do motion (o tema de hoje na série Material Design) nesta filosofia.

O mote é o de que o movimento transmite significado e que este deve ser utilizado para melhorar a experiência dos utilizadores.

O material design vai buscar os seus princípios ao mundo em que vivemos (o mundo material) e como tal o primeiro princípio do Motion não podia deixar de ser algo que todos os objectos e pessoas neste mundo têm: 

- Peso & Massa

Os objectos têm um peso e uma massa associados que afectam directamente a forma como as forças actuam neles, influenciando-as em termos de duração, impulso, velocidade e rota.

No mundo digital o movimento pode ser uma mega-dropdown a abrir, a reação de um botão ao toque ou a transição entre páginas. Se uma animação tiver em conta os factores de peso e massa o movimento observado será mais natural (e intuitivo) ao olho humano.

Aplicando estes princípios à área de usabilidade,  podemos concluir que as animações seguem naturalmente um princípio estético mas acima de tudo devem cumprir uma função, ajudando o utilizador a compreender o flow de uma ação e/ou indicar caminhos.

Podem ler mais sobre este assunto aqui ou ver este vídeo da conferência I/O do Google onde estes princípios são explicados e se fala na sua aplicabilidade do motion às plataformas digitais e ao mundo em expansão dos wearables.

Sofia Carvalho, UX Designer

Comment