Guidelines: escrever um guião para um vídeo institucional


Escrever um guião para um vídeo institucional não é fácil. A ausência da ficção coloca diversas questões estruturais e, na maioria das vezes, o início é o passo mais difícil. Este artigo irá passar de uma forma superficial sobre o tema, mas julgo que será suficiente para desbloquear o processo.

Antes de começar, é importante analisar qual é o publico-alvo do vídeo e qual é a percepção que este tem da mensagem que pretende comunicar. Que emoções quero que o publico sinta, no momento em que o vídeo acaba?

Estrutura: organize-a de acordo com as 3-5 ideias principais do vídeo. Quer que a história tenha um princípio, um meio e um fim? A narrativa deverá ser linear ou não-linear?

Clímax: imaginemos que um vídeo tem 2 minutos. O guião deverá reservar os 30 segundos para um ponto em que a atenção do espectador é definitivamente agarrada. É o momento em que a toda a informação do vídeo conflui ou transforma a percepção do espectador. Regra geral, apela à mais elementar das emoções.

Há diversas formas de terminar um vídeo e qualquer indicação agora não seria mais do que uma mera sugestão. No entanto, não se esqueça: mantenha a mensagem simples, nuclear, e conecte-se emocionalmente com a audiência. No caso de escolher sub-plots para compor a história, não utilize mais do que 3, ou poderá tornar a comunicação confusa e difusa. 

Celso Moura, Community Manager

1 Comment