Dormiram bem domingo à noite? Eu também. Mas não foi assim para os habitantes da zona de Napa na Califórnia, que foram subitamente acordados por um terramoto de magnitude 6.0. Este terramoto provocou feridos, bens destruídos, litros de vinho desperdiçados e milhões de horas de sono perdidas em grande parte do Estado da Califórnia.

Neste gráfico (que utiliza como amostra a população que usa a pulseira UP na zona de Napa e arredores) podemos observar como os hábitos de sono na Califórnia foram afectados na noite de 24 para 25. Até 25km do epicentro, praticamente todos os utilizadores (93%) acordaram subitamente à hora do epicentro e 45% deles nunca voltaram a adormecer. A mesma reação foi observada noutras zonas mas podemos observar como esse efeito se vai diluindo com a distância.

A pulseira UP é claramente uma aplicação que usa a tecnologia aliada à saúde e quem a usa pretende analisar e controlar os seu hábitos de sono, exercício e alimentação, provavelmente com o intuito de melhorar a sua qualidade de vida.  No entanto, usar a tecnologia para analisar os dados cruzados de milhões de pessoas (percebendo por exemplo quais os impactos - a curto e longo prazo - de um evento como um tremor de terra) pode ajudar a melhorar a qualidade de vida de muitas mais.

Não tendo uma pulseira para controlar os meus dados e me ocupar o pensamento, gostava de ver mais estudos deste género (mas sem terramoto de preferência).

Sofia Carvalho, UX Designer

Comment