A maioria das tendências no webdesign têm origem no design de impressão, assim como o minimalismo. A sua maior inspiração vem do estilo Suíço dos anos 40 e 50. A extinção de adornos, efeitos de sombra, entre outros, foram substituídos pelo uso de cores de uma maneira mais subtil, fontes sans-serif como a Helvetica, formas gráficas mais estilizadas, etc...

Apesar desta tendência ter tido início na década de 20, teve uma crescente popularidade três décadas mais tarde e atualmente é uma das principais tendências no digital - o flat design

Empresas como a Apple e Microsoft adoptaram este estilo, da qual hoje em dia já é muito popular na maioria dos websites, que pretendem cativar a atenção do utilizador no que é o essencial.

Não importa o quão gigantes são os nossos passos em direção ao futuro, a História consegue sempre alcançar-nos. O flat design, que começou nos anos 20 com o minimalismo, tendo uma maior popularidade nos anos 50, hoje é uma das principais características de boas práticas no digital.

Esta tendência não ganhou apenas popularidade no visual, mas também na performance de um website em qualquer tipo de dispositivo e plataformas de sistemas operacionais. O tráfego é contínuo de um dispositivo para outro, a recetividade é uma necessidade, e é aí que o minimalismo revela-se uma faceta ainda mais crucial. 

Susana Carvalho, Digital Designer

Comment