Leitura de cabeceira — Big Bang Disruption


O ciclo de inovação tecnológica está em constante progresso devido, também, mas não só, ao avanço da capacidade dos processadores, do armazenamento de dados e da velocidade nas redes de comunicação. Estas inovações afetam todos os setores de qualquer economia. 

Este ciclo  foi designado de “inovação devastadora” por Larry Downes e Paul Nunes, consultores da Accenture, no livro "Big Bang Disruption". 

Apesar da maior parte das referências no livro, sobre como a inovação tecnológica afeta a economia, vir do universo mobile, os autores mostram como as novidades afetam diversos tipos de empresas.

Os autores abordam o caso de um restaurante tailandês em Nova Iorque próximo do hotel onde estavam alojados. À saída para o jantar, como não tinham nenhuma referência a respeito do restaurante, resolveram consultar o TripAdvisor para verificar os comentários dos utilizadores que acabam por ter impacto na decisão final.

Como as avaliações eram boas, resolveram tentar, mas é também um exemplo de que, se as mesmas fossem negativas, provavelmente não iriam. Isto, em última análise, poderia custar clientes ao restaurante, sem que os seus donos se apercebessem do motivo real. 

Paulo Santos, Business Development Director

 

Comment