Os últimos 20 anos foram recheados de inovações e, apesar da apresentação do iPhone em 2007 ter sido uma delas (por ter revolucionado o mercado de telemóveis, aplicações e webdesign), existe muito para além dos 6 modelos e derivados de telefones Apple. Deixo apenas 3:

1996 - Os classificados e o acesso gratuito à informação.

O ano de 1996 e da antiga Internet ficou marcado por uma das primeiras formas de distribuir informação gratuita e da passagem de um meio impresso para o online — os classificados. O mais incrível ? Ainda funciona e não mudou muito.

1997 - Um click para o e-commerce

Era o comércio online ainda um bicho de 7 cabeças quando a Amazon adicionou uma feature de "1-click" que permitia aos utilizadores guardar as informações dos dados de pagamento para facilitar o processo de compra. Isto reflete-se nos processos de compra que vemos nos dias de hoje e em aplicações como o Uber ou o Prime da Amazon

2014 - "A economia fora da lei"

Num momento pós-crise, empresas como a Uber ou o Airbnb revolucionam indústrias há muito estagnadas como a hotelaria e os transportes. Ao oferecerem um produto que se constrói à base da confiança e transições online, facilitam a vida ao utilizador final, ganham uma mão cheia de fãs (ou followers) e meia dúzia de problemas com a lei.

E agora, o que podemos esperar dos próximos 15 anos ? Dê uma olhada no passado e leia as outras 17 inovações.

Sofia Carvalho, UX Designer

1 Comment