No passado mês de abril, a plataforma de vídeo da Google celebrou o seu décimo aniversário. É importante refletirmos sobre esta plataforma que quase se tornou sinónimo de internet e entretenimento digital.

Apesar de hoje estar sob ameaça, nomeadamente do próprio Facebook, é praticamente impossível ouvirmos a frase "já viste aquele vídeo?" e não começarmos  a criar uma imagem mental do Youtube. Este facto só é possível pelo forte crescimento da plataforma ao longo da última década, plataforma na qual a cada minuto são postadas 300 horas de novos vídeos.

É também verdade que antes mesmo de o vídeo, enquanto formato digital, ter tomado a importância que tem hoje, já o Youtube era o local para ver as últimas tendências, os últimos fails, aprender como reparar o carro, ouvir música, ver os últimos trailers e muito mais. É por isso lógico reconhecer também a importância da plataforma no crescimento e democratização do formato vídeo, agora espalhado por a maior parte das redes sociais  do mundo digital.

Alguns têm anunciado o princípio do fim do Youtube, apontando plataformas como o Instagram como concorrentes diretos. No entanto, numa era em que a aposta em produção de conteúdo original e rico por parte das marcas é uma exigência, não nos parece que este seja o caso. Acreditamos sim que a plataforma deve estar lado a lado com outras, como o Facebook, em termos de importância e esforço. 

Por aqui continuaremos mais 10 a explorar a infinidade de oportunidades que o Youtube apresenta.

 Miguel Azevedo Coutinho, Strategy trainee

Comment