Nem tudo foi música na passada semana com o lançamento do Apple Music na Worldwide Developers Conference. Tim Cook e companhia aproveitaram para apresentar o iOS 9 e também “El Capitán”, a nova versão do OSX.


Entre as várias novidades, destacou-se o foco no Spotlight, a ferramenta de pesquisa interna dos sistemas operativos da Apple que ganha agora novas capacidades. O motor de busca foi melhorado e parece que agora entende melhor a língua dos humanos, procura conteúdos dentro das aplicações instaladas (incluindo metadados de ficheiros de música, mails e registos de pesquisas na web) e também se liga à net para saber as notícias, perguntar que tempo faz amanhã, ver como vão as acções na bolsa, e onde é que se come bem. Não serve cafés.


O Spotlight passa a criar um índice de todo este conteúdo, listando as várias hipóteses por ordem de relevância. Faz lembrar alguma coisa? Se sim, não é por acaso, e os analistas não se cansam de nos lembrar que a Google é neste momento o principal concorrente da Apple, e que esta quer conquistar-lhe terreno.


De salientar que quando o Spotlight acede à net, liga-se ao motor de busca do Bing, da… Microsoft.


 
André Nascimento, Copywriter e Sound Designer

 

Comment