Para quem não está de férias e vem de transportes públicos para o trabalho — como é o meu caso —, sabe que o metro e o autocarro têm tendência a demorar sempre demasiado tempo. Especialmente quando mais precisamos deles. 

Por outro lado, se também não somos daquelas pessoas que sabem de cor a rede de transportes públicos de Lisboa — mais uma vez, guilty as charged — dava jeito uma plataforma que nos mostrasse as opções que temos e quanto tempo demoramos, tendo em conta o nosso ponto de partida e onde queremos chegar. 

Vindo de cidades longínquas como Tóquio e São Francisco, o Citymapper está finalmente disponível para a nossa querida capital e inclui itinerários que vão desde o Metro de Lisboa e o do Sul do Tejo a autocarros, elétricos, comboios urbanos e barcos. 

A parte (particularmente) boa desta aplicação é que a podemos usar como guia, já que ela nos diz onde podemos apanhar o metro, e enquanto estamos lá dentro, mostra-nos o mapa das linhas. Também tem em atenção o tempo — finalmente vamos poder saber quanto tempo demora o nosso autocarro sem ter de ir até às paragens. É como andar com um guia personalizado no bolso.

Para os que ficaram tão entusiasmados quanto eu, a aplicação é gratuita e pode-se descarregar para Android e iOS. 

Marta Baptista, Content & Social Media

Comment