Google, SEO e algoritmos: o que vem a ser isto?


Conhecem a frase "the best place to hide a dead body is page 2 of Google search results?

Costumo utilizá-la para ilustrar a importância da otimização de SEO (Search Engine Optimization). Muitas vezes, a pergunta que surge a seguir é: "então, o que tenho de fazer para o meu site aparecer nos primeiros lugares?" 

Aqui reside o grande desafio: o Google sabe bem que o segredo é a alma do negócio e tem o algoritmo, que determina o ranking, fechado a sete chaves. Além disso, vai-se reinventando para continuar a apresentar resultados relevantes às pesquisas feitas (e ser mais esperto que os espertos que lhe tentam passar a perna). 

Então, SEO é nada mais que uma prática oculta de adivinhação?

É, pois! Felizmente, há dados e eles estão cá para nos ajudar a identificar tendências e iluminar o caminho.

Para quem gosta do tema, deixo-vos dois links interessantes com as principais conclusões de um estudo recente que contou com mais de 150 profissionais da área, e que analisaram cerca de 700 mil páginas. 

Search Engine Ranking Factors 2015

The Future of SEO: 2015 Ranking Factors Expert Survey Deep Dive

Boas leituras!

Leila Santinha, Head of Content & Social Media

 

Comment