Workplace by Facebook — maior produtividade ou uma distração?


O Facebook acabou de lançar uma nova plataforma chamada Workplace, uma rede social para empresas.

O funcionamento do Workplace é muito parecido com o Facebook que conhecemos, o que faz com que a sua utilização seja fácil e intuitiva para aqueles que já estão familiarizados com a rede social.

Com versões para desktop e mobile e a possibilidade de fazer chamadas de vídeo e áudio, assim como transmissão de vídeo em direto com o Facebook live, o Workplace pode ser uma ferramenta bastante útil para reuniões e apresentações. Também inclui o Work Chat, uma espécie de Messenger para empresas

Existem já vários outros serviços estabelecidos no mercado, como o Slack, Yammer (da Microsoft), Chatter (da Salesforce) e Hipchat (da Atlassian). O modelo de adesão é o que diferencia o Workplace da concorrência. Em vez de diferentes funcionalidades disponíveis para cada escalão de preço, o Workplace oferece sempre as mesmas opções, variando apenas o preço por utilizador, consoante o número de utilizadores na empresa. 

Para usar esta plataforma, cada utilizador tem de criar um perfil especificamente para o Workplace (não utiliza o login pessoal do Facebook). Por agora, se ficou com vontade de experimentar, vai sair-lhe a $3 por mês por utilizador, para empresas até 1000 utilizadores ativos. Se tiver até 10.000 utilizadores, o preço reduz para $2 por utilizador e se tiver mais de 10.000, $1.

O Facebook quer assim trazer mais mobilidade ao trabalho e facilitar a comunicação dentro das empresas, mesmo quando os trabalhadores estão fora do escritório.

Há quem não veja grande sucesso no futuro de Workplace, defendendo que as empresas não gostam que os seus funcionários utilizem redes sociais durante o trabalho porque levam a uma diminuição da produtividade — enquanto outros defendem que pode causar exatamente o contrário.

Aumentar a produtividade ou mais uma distração durante o trabalho? Se ficou curioso, há uma versão de trial de 3 meses gratuita!

Marta Ferreirinha, Copywriter

Comment