Em junho de 2014 a Google lançou uma plataforma de VR (‘virtual reality’) que poderia ser experienciada através do uso de uns óculos de cartão canelado desenvolvidos pela Google — Google Cardboard Viewer — e em conjunto com um smartphone que seria colocado no interior deste equipamento. O interesse da Google em ter desenvolvido uns óculos de baixo custo foi para ser facilmente construído em casa e incentivar os programadores a desenvolverem apps para esta nova plataforma.

Como posso construir um Google Cardboard Viewer?

A Google disponibiliza no site do Cardboard um kit com todas as instruções e moldes necessários para a montagem deste equipamento. Todas as peças são de fácil acesso com excepção das lentes que têm de ser compradas em lojas da especialidade.

Existem empresas a venderem este tipo de equipamento já montado?

Sim, existem. Assim que a Google lançou o Cardboard Viewer várias foram as empresas que mostraram interesse na produção. Atualmente é possível ver algumas dessas empresas no site oficial do Cardboard sendo que existem várias versões à venda. Os modelos mais simples são feitos em cartão canelado e rondam os 15$ enquanto que os modelos mais robustos são feitos em plástico e rondam os 30$.

Para além dos óculos, preciso de mais algum equipamento?

Também é necessário ter a app do cardboard no smartphone. A Google disponibiliza versões tanto para Android como para iOS e já existe uma variedade muito grande apps lançada no mercado.

João Pinheiro, Junior UX Designer

Comment