O retrogaming está de volta e desta vez em formato portátil! Um ano após o lançamento do ZX Spectrum Vega, Sir Clive Sinclair, o criador do ZX Spectrum original, em conjunto com a Retro Computers Ltd, criaram o Sinclair ZX Spectrum Vega Plus.

O Spectrum Vega Plus será uma consola portátil, na linha da PlayStation Portable ou Nintendo DS, mas com o foco no retrogaming, tentando assim ressuscitar clássicos como o "Match Day", o "Target Renegade" ou o tão conhecido "Chuckie Egg". 

A consola trará instalados cerca de 1000 títulos, com a possibilidade de se instalarem ainda mais jogos através de um cartão de memória. Outra característica interessante é a possibilidade de se ligar a uma TV e jogar num ecrã maior.

Este regresso do ZX Spectrum está a ser possível através de uma campanha de Crowdfunding publicada no site Indiegogo, que consiste, não só na pré venda das consolas com o valor de £100, mas também com a pré venda dos protótipos originais para os verdadeiros fans. 

Esta campanha está a ser um autentico sucesso, pois a meta para esta petição era de £100.000 e no momento em que escrevo este artigo já atingiu as £260.472, cerca de €330.460 o que equivale a 260% acima do objetivo inicial, quando ainda falta cerca de um mês para a campanha terminar.

Ainda não existe uma data especifica para o lançamento oficial, mas prevê-se que seja no final do verão, ou seja, lá para setembro teremos de volta o "Back to School".

Paulo Lameira, UX Designer

Comment