Desde a semana passada que se tornou possível ocultar qualquer parte de um vídeo carregado no YouTube. O “Custom Blurring” é uma nova funcionalidade que permite o máximo anonimato do conteúdo publicado online.

A bem dizer, o conceito não é inteiramente novo. Já em 2012, o YouTube introduziu a possibilidade de colocar um blur nas caras que aparecem nos vídeos. No entanto, este update vai além das faces e permite ocultar qualquer objeto presente na imagem. Será útil para tapar, por exemplo, uma matrícula de um carro ou uma marca concorrente.

Com esta ferramenta, podemos agora criar uma caixa em torno do objeto que queremos ocultar. O mais interessante e confortável é que, ao longo do vídeo, esta caixa se irá mover automaticamente de acordo com o movimento do objeto. Isto é possível porque a própria plataforma analisa a ação dentro do vídeo e distingue os vários objetos. 

 

O “Custom Blurring” está no separador “Blurring Effects”, dentro de “Enhancement”. A funcionalidade encontra-se apenas na versão desktop do YouTube e em breve estará também disponível na versão mobile. 

Celso Moura, Copywriter

Comment