Já não precisam de ficar impressionados quando olharem para o vizinho de secretária que, com os dedos muito bem posicionados no seu teclado, escreve à velocidade da luz. Com os vossos dois ou três pequenos dedos, talvez consigam escrever o mesmo número de palavras.

Este tema vem a propósito de um estudo finlandês publicado no início do ano, em que os investigadores utilizaram sistemas de “motion capture" e “eye tracking” para comparar, não só os "scores" em termos de palavras escritas por minuto, mas também as estratégias usadas para pessoas autodidatas.

Nesse sentido, cada indivíduo utiliza uma técnica própria: da utilização única do indicador à do dedo médio, a uma versão personalizada de datilografia, encontra-se de tudo. No entanto, os investigadores identificaram quatro estratégias mais comuns para a mão esquerda e seis para a direita.

Certo é que usando cinco dedos, podemos ser tão rápidos a teclar como alguém que usa os dez, ou seja, escrever mais ou menos 75 palavras por minuto. Identifiquemos, então, os fatores de performance:

- usar os mesmos dedos para as mesmas teclas;

- saber antecipar o movimento seguinte;

- limitar ao máximo os movimentos das mãos;

Vejam um pequeno resumo disto tudo em vídeo e tirem as vossas conclusões. 

E vocês, caros leitores, com a vossas técnicas tão próprias, a que velocidade teclam?  Façam o teste aqui!

Didier Hochart, Senior UX Designer

Comment