Paga ou diz adeus aos teus ficheiros!


Quando a inteligência e o conhecimento estão ao serviço do crime temos um problema grave. E a questão é exatamente essa: algumas mentes brilhantes têm vindo a utilizar essa vantagem a favor do “lado negro da força”. Esta recente forma de crime, protagonizado por génios, chamou-me a atenção: o Ransomware.

Já se tem conhecimento de inúmeros casos desta tendência criminosa que basicamente consiste em entrar em sistemas informáticos alheios, encriptando toda a informação existente, com o objetivo de extorquir dinheiro em troca do restabelecimento desses mesmos sistemas.

Um dos últimos casos mais graves foi o que ocorreu no Centro Hospitalar Hollywood Presbyterian, cujo sistema informático foi atacado e bloqueado. Aqui estava em causa, por exemplo, o acesso às fichas clínicas dos doentes, o que poderia ter consequências fatais. Neste caso, o Centro Hospitalar optou por pagar o resgate.

Dá que pensar… mas resta-nos confiar nos génios do bem que apostam na cibersegurança e que nós próprios tenhamos algumas noções básicas de defesa contra estes ataques.

Mariana Leitão, Partnership Manager

Comment