Todos sabemos que é extremamente difícil alcançar os objetivos por nós traçados. É preciso dedicação e compromisso para ir correr ou arranjar tempo para ler e acabamos muitas vezes por adiá-los. Assim, como agendar as nossas tarefas aumenta as probabilidades de as conseguir cumprir, a Google desenvolveu uma funcionalidade na aplicação Calendar para nos ajudar nesse sentido.

O Goals permite agendar e planear objetivos e atividades divididos por categorias. Apostou-se na palete de cores de Owen Davey, que ilustrou cada categoria com o intuito de inspirar os utilizadores a cumprirem as suas metas. As ilustrações funcionam como uma ponte entre as aspirações dos utilizadores e o conteúdo do seu calendário, fazendo com que os seus objetivos se tornem mais tangíveis. 

Após escolher a categoria, são as ilustrações detalhadas de Maya Stepien que acompanham o utilizador na definição concreta da tarefa a realizar. As ilustrações são variadas, otimistas e inclusivas para que todos sintam que as suas atividades estão representadas.

Em resumo, o uso deliberado da cor e a representação das atividades são uma forte ferramenta visual que complementa a funcionalidade da aplicação e inspira o utilizador a alcançar os seus desejos.

Filipa Araújo, Visual Designer

Comment