Venham daí as vossas apostas e vamos ver qual dos dois sistemas operativos é o melhor! Não consegue viver sem um, odeia o outro. É assim que tantas vezes ouço começar uma conversa sem fim sobre a melhor opção para o smartphone.

Mas afinal, como medimos o melhor? Quais os critérios que devemos considerar para tomar uma decisão? Contamos com a fluidez do sistema, a experiência do utilizador ou os níveis de personalização? Ou analisamos antes as vendas, as funcionalidades extra e a segurança?

A Techland — criadora de jogos polaca — chegou-se à frente e reuniu um conjunto de pesquisas sobre a área mobile para mostrar qual dos dois sistemas operativos ganha esta batalha!

Valerá a pena dizer-vos que nestes estudos apenas entram os dois maiores sistemas operativos (que dominam 96.8% do mercado) sendo também a mais recente pesquisa sobre o assunto. Vamos a isto?

Vendas e uso

Quando se fala em vendas, o Android leva para casa o troféu sem margem para dúvidas: 70,1% contra 21%.

Android 1 - iOS 0

Segurança

Aqui o IOS dá a volta à batalha e vence pelos reduzidos ataques virtuais, não fosse todo o processo de aprovação de apps bastante rigoroso. Neste caso, torna-se quase impossível instalar apps fora da loja, reduzindo quase em 100% os riscos de infeção de software malicioso.

Android 1 - iOS 1 

Lealdade à marca

Diz também um estudo elaborado pela Consumer Inteligence Research Partners (CIRP) que são os utilizadores Android aqueles que mais se mantêm fiéis à sua plataforma. Refere ainda que 78% dos utilizadores de iOS mantiveram a sua preferência, enquanto os fãs de Android subiram para os 82%.

Android 2 - iOS - 1

Rapidez e fluidez

Aqui não há muito a discutir. A Apple tem sempre a aposta ganha quando se fala em fluidez, rapidez do sistema e até em experiência do utilizador. 

Android 2 - Iphone 2

Preço

Os iPhones são conhecidos por serem o aparelho mais caro do mercado. Afinal de contas, mais ninguém comercializa este sistema operativo. Portanto, ou optamos por um iPhone ou por todos os outros.

Android 3 - Iphone 2

Em termos de vendas e utilização, não há dúvidas que Android ganha! Afinal de contas o sistema não é exclusivo e já contamos com umas centenas de modelos disponíveis no mercado. Também o preço é mais acessível e por isso um ponto extra a favor!

Por outro lado, não podemos negar que a Apple sabe como fazer render o seu negócio e aposta em aspetos práticos como o design, experiência ou segurança.

Ana Pereira, Copywriter

Comment