O seu telemóvel está em segurança?


Em 2015 a WeipTech analisou alterações suspeitas reportadas por utilizadores do sistema iOS da Apple e encontrou mais de 225.000 contas válidas com as respetivas passwords armazenadas num servidor. Foram entretanto também identificados 92 tipos diferentes de malware denominados de “KeyRaider”. Acredita-se que este foi o maior roubo de contas Apple causado por malware.

Os KeyRaider roubam certificados digitais das push notifications da Apple assim como chaves privadas, partilhando ainda informações relacionadas com dados de compra com o objetivo de efetuar o download de aplicações na App Store e o respetivo pagamento sem que estas... sejam pagas.

Para informar o utilizador se o seu equipamento foi manipulado, o investigador em segurança digital Stefan Esser criou uma app para o iPhone e iPad que, entre outras ferramentas de verificação, indica se o aparelho está a utilizar uma versão original do iOS e se as assinaturas digitais da Apple estão ativas quando é efetuada uma atualização de sistema.

No entanto, nem tudo é mau uma vez que o equipamento necessita de um jailbreak para fazer correr o malware e poderá eliminá-lo repondo as configurações de fábrica ou efetuando um update ao sistema de iOS. Desta forma o jailbreak será desativado!

Pode efetuar o download da aplicação na App Store por 0,99€.

Verónica Sousa, Partnership Manager

Comment