No mundo digital onde toda a informação anda à velocidade da luz, é importante estar atualizado com as mais recentes tendências e ferramentas, para que se consiga melhorar cada vez mais o projeto final entregue ao cliente. Hoje em dia, é possível encontrar uma grande variedade de eventos nas áreas de ux, estratégia e design a acontecerem regularmente para esta finalidade. Alguns desses eventos são de grandes dimensões (Web Summit e OFFF) enquanto outros são gratuitos (Design Monday).

São eventos como o OFFF ou Web Summit que, por trazerem as melhores empresas ou estúdios de design, dão inspiração às pessoas para criarem conteúdos novos e diferentes. Também é a qualidade dos trabalhos exibidos que, por vezes, faz o público repensar na sua carreira profissional e perceber onde realmente gostariam de estar a trabalhar no futuro e que tipo de projetos gostariam de estar a fazer.

Para além disto, ir a eventos é sempre uma ótima forma de fazer networking e conhecer novas pessoas com os mesmos interesses. Em eventos mais descontraídos (como é o caso do OFFF) até é possível conhecer parte dos artistas presentes. Entrar em contacto com outras pessoas da área faz com que se consiga perceber o método de trabalho delas, assim como as fontes de inspiração e em que tipos de projetos costumam trabalhar.

Existe um grande espetro de preços para os variados eventos que existem. UXLX e Web Summit são dois dos mais caros mas oferecem a oportunidade de fazer workshops e de ouvir os profissionais mais influentes no mercado, vindos de empresas como a Pixar, Apple e Microsoft. Por outro lado, também existem eventos a nível médio de preço, como é o caso do OFFF. Este encontro realiza-se em diversas cidades espalhadas pelo mundo, sendo que o evento principal acontece em Barcelona. Por fim, existem ainda os eventos gratuitos como é o caso do Design Monday. Aqui, partilharem-se ideias na área do design e faz-se networking. É até normal conseguir alguns trabalhos. 

Bons eventos!

João Pinheiro, UX Designer

Comment