Aqui há dias, ouvi alguém dizer que o Facebook tinha acabado com a malfadada regra dos 20% de texto nos ads. Tendo estado afastado algum tempo das redes sociais, não podia confirmar esta informação na prática.

Para quem não está contextualizado, o Facebook não permitia mais de 20% de texto nos anúncios, o que prejudicava a distribuição de informação e dava origem a imagens... esquisitas.

Não foram poucas as vezes em que vi designers a refazer imagens até se ajustarem à percentagem limite. Portanto, a ser verdade, seria uma boa notícia e menos uma fonte de frustração.

Mas será que isto mudou mesmo? Foi o que fui pesquisar.

Infelizmente, não é bem assim e a regra dos 20% continua a existir. A diferença é que os anúncios que ultrapassem esta margem já não serão bloqueados. No entanto, terão menos força e menor probabilidade de chegar ao feed dos utilizadores. Isto porque foram criados 4 níveis para “Image Text”: OK, Low, Medium e High, e a eficácia do anúncio passou a ser influenciada pelo nível em que se encontra a nossa imagem. Já agora, OK é o melhor nível e High é o pior.

Conclusão: não é obrigatório, mas mais vale continuar a seguir a regra dos 20%. E não se esqueçam: logos, marcas de água e números também contam como texto. Infelizmente. 

Celso Moura, Copywriter

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