Algumas das chaves de fendas do social media


O universo do social media é vasto, acreditem. Basta irem ao Google, escreverem “dicas”, “tips”, “social media”, “Facebook”, “métricas” ou “Instagram” para serem inundados de informação proveniente de sites da especialidade. É tudo válido, mas é muito, muito conteúdo para ser consumido num período temporal tão curto.

O segredo, na minha opinião, passa por nos centrarmos naquilo que irá permitir maior agilidade durante o processo de gestão da(s) página(s). Do Facebook ao Instagram, passando por todas outras que vocês bem conhecem.

O que quero dizer com esta conversa toda? Uma coisa simples: rodeiem-se de "chaves de fendas" úteis e de fácil usabilidade. Listo-vos algumas das que utilizo para tornar o meu trabalho mais eficaz neste “corre corre” que é o Social Media. Atenção: vão encontrar ferramentas bastante básicas. 

Bitly — Um cliente, uma conta de Bitly. E personalizáveis, de preferência! Tornamos o nosso copy mais curto e evitamos ter um link longo com todos aqueles caracteres horríveis que vão estragar a prosa que desenvolvemos com muito carinho.

Sprout Social Landscape — As dimensões das imagens para as diferentes redes sociais são sempre motivo de discussão. Mas, com esta ferramenta, a coisa acalma, vão ver. Fazem upload da fotografia, escolhem a rede social, ajustam ao espaço existente e… voilá. Ah, esperem: esta ferramenta não faz milagres: se a qualidade das fotos não for boa, esqueçam!

Photoshop (ou algo do género) — Algumas marcas trabalham a sua imagem com determinados templates. Por outras palavras: se for o caso, todas as imagens devem ser acompanhadas de um template. Para isso, o Photoshop é essencial. Não é necessário termos tido 5 a Educação Visual no 9º ano. Eu tive 3 e safo-me com isto!

Visual Hunt — Ainda no campo gráfico: digam lá que não fazia falta um banco de imagens gratuito a esta lista? Não é o iStock, claro está, mas também não têm de pagar! Já diz o outro: “A cavalo dado…”.

Compressor — Por vezes, temos imagens bastante pesadas. E, garanto-vos, isso não é bom. Tanto para SEO — isso é outra conversa! — como para que o vosso conteúdo carregue de forma célere na página. Uma imagem pesada pode tornar a nossa página difícil de carregar, demorando, por isso, mais alguns segundos do que seria expectável. E já sabem como é: na Internet, estamos sempre com pressa.

Excel — Nunca estive muito à vontade com este software, mas dá imenso jeito. Ao nível da organização é perfeito e para os planos de posts é soberbo. Se o puderem partilhar com o cliente, melhor. É tudo feito em tempo real e ninguém se engana no copy e na imagem selecionada para determinado post.

Trello — Esta aplicação tem duas coisas: é fofinha e, mais importante, bastante intuitiva. Há quem prefira fazer os planos de posts aqui. Visualmente é apelativa, podemos escrever o copy, anexar imagens, deixar comentários e notificar a pessoa com quem queremos falar através do seu email. 

Existem mais ferramentas importantes no dia a dia de quem gere uma página nas redes sociais, mas seria exaustivo e vocês já não estariam a ler este artigo. Deixemos a questão do copy, relatórios e Ads para outras núpcias. Temos tempo.

Ângelo Delgado, Copywriter

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