O Europeu de futebol está aí à porta e as marcas apostam forte para se associarem a este evento.

É o caso da RTP, estação que detém os direitos televisivos dos jogos do Euro’16 e que recentemente lançou uma aplicação que irá ajudar qualquer adepto a poder acompanhar de perto tudo o que se irá passar durante a competição.

A aplicação chama-se Euro 2016 RTP e irá permitir ver a transmissão de vários jogos do torneio ao vivo. Uma das suas mais valias tem que ver com o facto do utilizador poder optar por observar o jogo de diferentes ângulos, sendo que alguns desafios poderão ter até 6 câmaras. Para aqueles que estão impossibilitados de ver ou que preferem a emoção da rádio, estará também disponível o relato de todos os jogos da competição. 

Após o final de cada partida, ficará disponível um resumo do mesmo com as jogadas mais importantes. Além disto, o utilizador terá acesso a uma ficha de jogo em direto com as estatísticas e acontecimentos mais relevantes, tais como os golos, cartões ou substituições. A aplicação disponibilizará ainda informação sobre o 11 inicial de cada equipa, os detalhes dos jogadores, o histórico da equipa, os jogadores chave e o histórico dos jogos realizados entre as nações em questão.

Além destas características, a aplicação irá permitir definir notificações com alertas dos golos e do início do jogo.

Não é a primeira vez que a RTP lança uma aplicação deste género. Em 2014, por ocasião do Mundial de Futebol no Brasil, a estação televisiva lançou a 5i RTP Mundial 2014 e, na altura, a aposta foi vista como uma grande inovação. 

Esperemos que esta aplicação seja uma versão melhorada, atualizada e que realmente possa estender a experiência de assistir a um jogo ao vivo na TV.

Paulo Lameira, UX Designer

Comment