O tempo na web portuguesa


A 9 de janeiro de 2007, Steve Jobs anuncia o iPhone na convenção Macworld. Foi como o "pontapé de saída" para um mundo novo.

Nesse tempo, não existia em Portugal um especialista em que as marcas pudessem confiar para as ajudar a navegar na nova vaga de complexidade digital que inundava os seus negócios. 

Em 2008, a Wingman nasce com a proposta de fazer a diferença: uma equipa de entusiastas pelo digital e muito focados no negócio, que se vê como o parceiro digital das marcas e traz um novo modelo de relação em continuidade. 

Hoje, acordei em 2016 ao som do despertador de um "antiquado" iPhone 5s e uma insistente pergunta a ressoar na caixa craniana: "Entre o iPhone original e o atual, o que mudou na web portuguesa?"

E pensei que, tal como o iPhone, a web portuguesa se tornou mais madura, adotou novos padrões de interação, bebeu das melhores práticas, seguiu e criou tendências; tornou-se também mais visual, experiencial, interligada, móvel e social.

Não querendo confiar apenas na memória — que como bem sabemos, nos prega partidas — abri o browser e evoquei o velhinho "waybackmachine" para, literalmente, ver como era em 2008.

Usando esta verdadeira "máquina do tempo", visitei velhos amigos: marcas com quem temos vindo a colaborar enquanto facilitadores de transformação digital.

Deixo o testemunho dessa viagem à consideração do leitor, nestes apontamentos de uma história que já não volta atrás. Boa viagem.

A) Arquivo da Web Portuguesa

O Arquivo da Web Portuguesa é um projeto da FCCN (Fundação para a Computação Científica Nacional) que tem por objetivo arquivar um histórico das páginas web existentes sob o domínio .PT.

 

B) Galp

A Galp é um operador multi energia de origem nacional, com uma presença de referência na Península Ibérica e que desenvolve um largo espectro de negócios em toda a cadeia de valor da energia a nível global.

 

C) Jerónimo Martins

A Jerónimo Martins é um Grupo de referência no setor da distribuição alimentar com marcas líderes em Portugal, Polónia e Colômbia.

 

D) TAP Portugal

A TAP é a companhia aérea de bandeira portuguesa e é um operador de referência internacional nas rotas para a América do Sul e África.

 

Como era em 2008?

E) Via Verde

A Via Verde, que começou por ser uma das referências da inovação nacional, é hoje a marca sob a qual se desenvolve a oferta de mobilidade do Grupo Brisa.

 

Como era em 2008?

F) ICA

O Instituto do Cinema e Audiovisual tem por vocação incentivar e promover o cinema nacional.

 

G) FPF

A Federação Portuguesa de Futebol governa e dinamiza o futebol português (o melhor da Europa) nas suas diferentes modalidades e níveis competitivos.

 

Comment