Area 404 — não encontrada porque está no futuro


Drones. Infraestruturas de telecomunicações. Óculos de realidade virtual. Satélites. Hardware de realidade aumentada.

Pode parecer o início de uma sinopse de um filme de Kubrick, mas, na verdade, trata-se da vida real dirigida antes por Zuckerberg e seus engenheiros.

Area 404é o novo laboratório de investigação do Facebook que — em mais de 6.000m2 onde nem o próprio CEO pode entrar —se propõe a investigar e desenvolver protótipos de diferentes dispositivos tecnológicas, desde os mais populares aos mais extravagantes.

O conceito base é simples: trabalho colaborativo. Tirando partido da sinergia entre engenheiros de hardware de diferentes equipas na empresa.

A maquinaria, essa é complexa e imponente. De modelagem 3D, a máquina de cortar via jatos de água e um microscópio eletrónico com 10 mil níveis de ampliação para detetar erros num dispositivo.

O resultado?

Dizem que o 404 desta Area em Menlo Park, na Califórnia, se deve ao facto de, até agora, os engenheiros não encontravam um espaço para desenvolver de forma mais célere os seus protótipos. Eu gosto de acreditar que é porque o resultado desta Area 404 promete muitas surpresas no futuro e esse ainda está por ser encontrado.

Joana Prates, Social Media Manager

 

Comment