Relaxem, é uma refeição e não uma competição.


O último filme lançado pela marca IKEA goza com os Instagrammers viciados em “fotografia gastronómica” e, de uma forma sublime, ironiza também a futilidade da constante busca de aprovação e reconhecimento que existe hoje em dia nas redes sociais.

Este excelente — algo excêntrico e intenso — anúncio de televisão do gigante sueco IKEA mostra exatamente o quão longe uma marca pode levar um conceito criativo para comprovar um ponto de vista. Criado pela agência Acne, sediada em Estocolmo, o anúncio mostra-nos como seria uma refeição no século XVII, caso as pessoas dessa época fossem tão obcecadas e fascinadas como as do presente, em registar — com a perfeição estética de um diretor de arte e a precisão focal de um fotógrafo — as suas refeições.

Segundo o director criativo da agência, Johan Holmgren, “chegámos a um momento em que as expectativas que levamos connosco para a cozinha nos privam daquilo que, possivelmente, mais gostaríamos de estar a fazer. Não apenas as expectativas que os outros colocam sobre nós, mas também as que impomos a nós próprios, ao acreditarmos que é necessário apresentarmo-nos através de uma imagem ‘perfeita’, quando estamos online”.

Habitualmente, o IKEA recorre a conceitos de comunicação bastante fortes e irreverentes e, este filme não é exceção. No entanto, o estilo minimalista que têm vindo a adotar — como é exemplo este filme, que promoveu a colaboração da marca com o famoso atelier de design dinamarquês HAY — foi substituído, pelo menos desta vez, por uma estética bastante diferente daquela que nos têm habituado, nesta materialização do conceito “Let’s Relax”, ou em bom português, “Vamos Relaxar”.

Vejam o filme aqui.

Leonardo Pinheiro, Art Director

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