O YouTube Kids é uma nova aplicação para IOS e Android direcionada para um público mais pequeno, que é como quem diz, crianças entre 2 e os 8 anos de idade.

A função desta aplicação é apresentar o conteúdo filtrado de forma a que apenas apareçam os videos mais apropriados para as crianças. Desta forma, conseguimos que os mais pequenos possam aceder à plataforma de forma mais segura, sem encontrarem conteúdos pouco apropriados para a sua idade.

Logo nas configurações iniciais, é possível definir qual a faixa etária das crianças utilizadoras segmentada em 3 níveis: idade pre-escolar, idade escolar ou para todas as crianças. Este último é o mais indicado para quem tem 2 ou mais crianças com faixas etárias diferentes a utilizar a aplicação.

É possível também definir se as crianças têm ou não acesso à pesquisa de videos na aplicação. No caso do responsável optar por desativar a pesquisa, as crianças terão apenas acesso aos videos recomendados e no caso de optar por ativar a pesquisa, esta pode ser feita tanto por texto como por voz, o que é bastante interessante para crianças que ainda não sabem escrever dando-lhes alguma autonomia.

Após estas configurações iniciais, a aplicação está pronta para que os mais pequenos a possam explorar!

Todo o conteúdo da aplicação está preparado para as crianças, visto que os videos disponíveis passam por uma rigorosa aprovação por parte da Google. Também por questões de segurança, as crianças não podem fazer carregamento de vídeos, nem colocar gostos ou fazer comentários.

O responsável terá também à disposição a possibilidade de definir um temporizador com o intuito de facilitar o controle do tempo que uma criança passa em frente à aplicação.

O YouTube Kids é sem dúvida uma forma mais segura para que as nossas crianças possam desfrutar dos seus videos preferidos. Já está disponível em países como Espanha, Estados Unidos ou Brasil com mais de 10 milhões de downloads, mas ainda não foi disponibilizado em Portugal: espera-se que será feito muito em breve.

Paulo Lameira, UX Consultant

Comment