Provavelmente já conhece estas siglas e cada vez que as ouve treme que nem varas verdes. SEO ou Search Engine Optimization são pequenos “truques” que introduzimos num texto que vão permitir aos algoritmos da Google encontrarem-no e posicioná-lo no motor de busca.

Até aqui tudo podia ser simples, mas o que acontece é que a Google todos os anos altera esses mesmos algoritmos e o que hoje funciona, provavelmente daqui a seis meses já não é o mais eficaz.

Apesar das trocas e baldrocas, não é preciso ser detentor de um site ou blog muito conhecido para aparecer bem posicionado no ranking da Google. O que interessa é que use estas simples regras de SEO para que este reconheça o tema dos seus artigos e a sua relevância para a query feita pelos utilizadores.

- Usar keywords específicas;
- Utilizá-las não mais que 5 vezes por todo o texto;
- Apresentar conteúdos de qualidade para o tema abordado, pensando nos leitores e não nos motores de busca;
- Introduzir links externos para sites relevantes para o tema;
- E, por último, usar o Google Search Console para dar uma ajudinha ao motor de busca e mostrar que tem novos conteúdos.

Claro que cada um destes pontos tem que ser aprofundado. Mas se conseguir dominá-los vai tornar-se no verdadeiro SEO: Senhor da Escrita Online!

Marlene Marques, Redatora

Comment