Nos últimos anos o conceito da Slow TV tem ganho muitos adeptos na Noruega. Este tipo de programa televisivo consiste em exibir, durante um vasto período de tempo, uma determinada ação bastante monótona e simples.

A Slow TV partiu do conceito criado pelo artista Andy Warhol, que em 1963 exibiu o filme Sleep onde mostrava o poeta John Giorno, e apenas só ele, a dormir durante 5 horas e 20 minutos.

O primeiro programa foi exibido em 2009, no canal norueguês NRK, onde mostrou uma viagem de comboio entre as cidades Bergen e Oslo com a duração de 7 horas e 15 minutos. Se ficou curioso com esta viagem, veja na integra no vídeo que colocamos em baixo. Este programa conseguiu ter mais de 1 milhão de telespectadores (cerca de 20% da população da Noruega) a assistirem a esta viagem. Desde então, outros programas com conteúdos semelhantes têm sido exibidos pelo mesmo canal, sendo que o seu sucesso tem vindo sempre a aumentar. Recentemente os direitos de alguns desses programas foram adquiridos pela Netflix e estão a ser transmitidos em alguns países.

João Pinheiro, UX Designer

Comment