O WhatsApp, detido pelo Facebook, acabou de lançar uma nova feature que permite editar e enviar fotos, vídeos e gifs que desaparecem ao fim de 24 horas, semelhante à funcionalidade do Snapchat e ao recente Stories do Instagram.

Como funciona então?

À semelhança do Snapchat, as imagens podem ser captadas através da câmara e o utilizador pode editá-las, adicionando texto, emojis e desenhos, que desaparecem 24 horas depois. No entanto, existe a possibilidade de controlar quem pode ver os nossos estados nas definições de privacidade.
Além disso, os utilizadores podem ver as atualizações de estados dos seus contactos e responder às mensagens em privado. Podem, também, partilhar com os estados como “ disponível” e “ocupado”, com os seus contactos.

Desta forma, a aplicação conhecida para troca de mensagens, parece querer afastar-se da sua intenção inicial e aproximar-se dos recursos usados nas redes sociais, baseando-se na tecnologia de criptografia. Esta ideia parece encaixar com a ideia original do serviço, que é explicada no blog oficial, em que há 8 anos atrás pretendia-se desenvolver uma aplicação onde poderíamos dizer aos amigos e outros contactos como o utilizador se encontrava ou o seu estado atual.

Filipa Araújo, Visual Designer

Comment