Encontrar música nova consegue, muitas vezes, tornar-se num emprego a tempo inteiro — vasculhar pelo Spotify ou por diferentes blogs pode dar trabalho — pelo que estamos sempre à procura de novas plataformas que façam esse mesmo trabalho por nós. É aqui que entra o Cymbal, uma nova aplicação mobile que foi anunciada como o "Instagram da música", e um ótima maneira para sabermos o que os nossos amigos (ou pessoas que sigamos) andam a ouvir.  

O Cymbal é uma app que tem tudo a ver com a descoberta, partilha e conversa sobre novas faixas e artistas. Foi criada em 2015, nos Estados Unidos, por três alunos da Universidade Tufts, e adopta um interface simples abraçando o conceito de “less is more”, permitindo que os utilizadores publiquem apenas uma canção, ilustrada pela arte colorida do álbum.

O resultado é um look semelhante ao Instagram, com uma home feed, perfil pessoal, seguidores, likes, comentários e hashtags. O feed torna-se numa playlist curada pelos amigos, todas as pessoas e páginas que seguimos, enquanto que o perfil é como uma playlist pessoal.

Tal como no Instagram, se encontrarmos uma música que queiramos recomendar a um amigo, podemos simplesmente identificar o username e eles serão alertados para a faixa. A aplicação não se trata de uma ameaça para as plataformas de streaming, mas sim uma forma de complementá-las, apenas utilizando as suas bibliotecas de música, evitando o pagamento de royalties aos artistas que ouvimos dentro da aplicação.

O Cymbal é gratuito e para começar basta criar mos uma conta através do Facebook ou Twitter, e por fim conectar com a nossa conta Spotify. Para alem do Spotify, as faixas podem ser publicadas via Soundcloud e, mais recentemente, Apple Music. Com estas componentes do Instagram torna-se claro que o Cymbal, vai superar as opções sociais do Spotify ou Soundcloud e preenche o vazio de uma plataforma social definitiva para a descoberta de nova musica.

António Pinheiro, Junior Strategist

Comment