Primeiro, os números: o Youtube tem atualmente mais de mil milhões de utilizadores. Quase um terço do total de utilizadores da Internet. Provavelmente, é um desses fãs da plataforma, seguindo o canal de um dos Youtubers do momento, consultando aquela receita para o jantar ou vendo um apanhado de programas que só passam na televisão norte-americana.
Se é um seguidor à séria, já terá por estes dias um canal em seu nome, onde vloga, coloca vídeos do seu dia-a-dia, tutoriais, as últimas viagens ou um review do último livro que leu. O Youtube é mesmo um mundo!

No entanto, nesta sociedade digital não faltam regras de utilização, nomeadamente envolvendo os direitos de autor. Para isso, o canal criou, em 2007, o Content ID, um sistema que permite aos proprietários de direitos de autor identificar e gerir a utilização do seu trabalho por terceiros ou reclamar utilizações indevidas. Uma das matérias mais focadas pela temática dos direitos de autor é a utilização de música. Afinal, qualquer vídeo que se preze merece uma boa banda sonora. A tentação é grande para colocar a música do momento no seu vídeo ou aquela canção que está na lista de preferências. Mas, muito possivelmente, tal trabalho musical está protegido por direitos de autor e, caso seja publicado como o seu vídeo, a “polícia” do Youtube vai bloquear a exibição.

Então, como sei que música usar sem estar a transgredir a lei?
Bem, comprar a música é sempre uma boa opção e tem várias plataformas onde o pode fazer, como o Audiojungle, o Musicbed ou o Audiosocket, por exemplo. Mas se não quer estar a gastar dinheiro com um canal onde apenas coloca alguns vídeos para mostrar aos amigos, o Youtube dá uma ajuda. Na opção Video Manager, em Create, vai encontrar uma biblioteca áudio com músicas que pode utilizar. Mais, em Music Policies consegue ficar a saber se a sua música favorita pode ser usada e visualizada em todo o mundo, se o seu vídeo vai ficar bloqueado em alguns países ou se não pode utilizar de todo aquela banda sonora.

Vá ficando atento, porque, como alerta o Youtube, os proprietários podem alterar as regras a qualquer momento.

Marlene Marques, Content Writer

Comment