O developer Daniel Sternlicht e a designer Natali Gil, assumidos “Bot lovers”, juntaram-se e criaram o thereisabotforthat.com — uma plataforma onde podemos encontrar um bot para as mais variadas situações. 

Queres saber como funciona?

Na plataforma, podemos procurar um bot pelo nome, por uma palavra-chave (desporto, música, finanças, entre outros) ou pela aplicação utilizada na comunicação com o bot (Slack, Facebook Messenger, WhatsApp, etc.).

Com um interface simples e divertido, que nos remete para um imaginário de jogos ou inteligência artificial, a plataforma leva-nos a explorar e descobrir bots que nem sequer imaginávamos que existiam.

O Poncho, que nos mantém sempre atualizados sobre a meteorologia, o Ace, que nos ajuda na organização das tarefas do dia-a-dia, ou o Ernest, o melhor conselheiro na gestão das finanças pessoais são apenas 3 entre os milhares de bots que podemos encontrar nesta plataforma.

Os bots foram apontados como uma tendência no UX para 2017. Para nós, que trabalhamos diariamente na procura das melhores soluções para facilitar a interação do utilizador com as plataformas digitais, a recente evolução dos sistemas de bots, o desenvolvimento dos seus mecanismos de auto aprendizagem e o seu largo alcance, podem criar uma grande oportunidade para a simplificação desta interação e para a criação de uma relação com o utilizador. 

Para já, sugiro que se divirtam a explorar a plataforma e, quem sabe, talvez encontrem o bot perfeito para ser o vosso wingman.

Ana Pinho, UX Designer

Comment