Vivemos numa era digital fantástica, para os amantes de vídeo!

Muitos de nós não sabemos o que era, num passado não muito distante, filmar. O custo envolvido em ter esse hobby ou profissão, a pouca disponibilidade de informação e oportunidade que havia, exigia muito esforço e dedicação a quem queria realmente seguir este caminho.

Para muitos, os seus inícios cinematográficos, provavelmente, começaram com a tão famosa câmera Super 8. Era a solução mais económica e popular de recriar os nossos momentos preferidos do cinema. Para depois descobrir que, com a película revelada, nada se aproveitava. Com o tempo, a tecnologia trouxe capacidades e inovações a este meio, democratizando-o.

Hoje, todos temos smartphones com uma câmara mais que razoável ou uma máquina fotográfica capaz de captar imagens com uma qualidade muito boa. No entanto, mais importante que a inovação tecnológica que o video nos oferece, o que não é algo material ou palpável, é a oportunidade! Com o vídeo temos oportunidade de expressar pontos de vista, opiniões e visões. Conseguimos captar momentos, conversas ou simplesmente contar histórias que no passado poderiam parecer impossíveis de contar.

Hoje, isto depende apenas da nossa vontade. A oportunidade está ao alcance de qualquer um. Resta apenas arregaçar as mangas e sujar as mãos.

Diogo Coito, Videographer & Motion Designer

Comment