Um dos fatores de sucesso das redes sociais, é a capacidade que os seus algoritmos têm, capazes de trazer o que o mundo tem de mais adequado para si. Pessoas, ideias, fotos, produtos: todo o que acaba no seu feed, está, de certa forma, à sua imagem. O que acaba por se tornar um espelho deformante do que nos rodeia, que só nos reflete um mundo consensual.

Que tal quebrar o espelho e ver o mundo do outro lado?
É a experiência que vos propõe uma equipa de investigadores do MIT, com o FlipFeed. Trata-se de um plug-in, para o browser Chrome, que permite trocar o seu feed Twitter pelo de um outro utilizador real, mas com um perfil totalmente oposto ao seu.
Isto é, o algoritmo por detrás vai analisar os conteúdos dos utilizadores, sobretudo no que respeita a inclinação política. Desta forma, vai ser possível pôr-se na pele de uma pessoa que não pensa como o utilizador. Pode, obviamente, reverter a situação e voltar ao seu feed a qualquer momento.

A experiência, vivenciada a partir do lado de cá, pode não ter o impacto desejado. Saiba que o plug-in não parece estar a considerar a nacionalidade ou pais de origem. Apenas está a disponibilizar feeds de contas norte americanas, mas é sempre surpreendente tornar palpável o fosso que pode existir entre 2 pessoas que vivem, apesar de tudo, no mesmo mundo.

Didier Hochart, UX & Strategy

Comment