Na última reunião com o cliente tiraram notas, mas não sabem onde as deixaram. Com as ideias que por sorte cimentaram na vossa cabeça, fizeram um esboço da futura homepage que o cliente vos pediu. Mas… esqueceram-se que o esboço não era só para passar à equipa de Design, mas também para que a equipa de Desenvolvimento pudesse estimar o tempo dos seus sprints. Notas funcionais! As semanas passam e, em vez de 1 homepage, já têm 23 páginas e 324 notas… como vão garantir que o vosso gestor de projeto, cliente, designers e programadores encontram a saída deste labirinto? Não desesperem, não são os únicos. Melhor, há solução!

Neste artigo, apresento-vos 2 ferramentas que vos podem ajudar a gerir tarefas, vossas e de todos, e ter a documentação toda no mesmo sítio.

Purple.li

Ainda em beta, a ferramenta Purple promete levar as funcionalidades do Trello dois passos à frente. Continua a ser possível criar projetos e, em cada projeto, criar os chamados boards. A novidade é que um board pode ser qualquer coisa: uma lista de tarefas, notas de uma reunião, imagens, um Google Doc, um ficheiro de Sketch ou até mesmo um protótipo de Invision ou Marvel.

Notion.so

Se o vosso projeto é grande e complexo e estão à procura de uma arrumação mais detalhada das respetivas tarefas e documentação, vão querer dar uma espreitadela à Notion. Além de poderem criar páginas e arrumar páginas dentro de páginas, podem dar asas às vossas necessidades e acrescentar texto, links, imagens, to-do lists, vídeos, embeds e não só! No final ficam com um website acessível por todos, arrumado por to-dos, notas de reuniões, documentação funcional, ficheiros de design ou o que preferirem!

Vamos lá tratar dessa organização, sim?

Guilherme Moura, UX Design & Strategy

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