MaaS é a sigla para Mobility as a Service (mobilidade como um serviço), e tem como objectivo conectar diferentes serviços de mobilidade a um único serviço móvel. Para isso criaram a aplicação Whim, que combina transportes públicos com empresas privadas ligadas aos transportes (tais como taxis, rent-a-cars, etc).

E como funciona a app Whim? Pagam todos os meses uma mensalidade (tal como uma Netflix ou um Spotify) e, dependendo do pacote, têm direito a uma série combinada entre transportes públicos, viagens de taxi e aluguer de carro. A ideia é que nem seja preciso comprarem carro, principalmente vivendo na cidade. A aplicação sugere-vos a melhor maneira de chegarem a qualquer lado combinando os vários meios de transportes disponíveis e, para além disso, podem ainda sincronizar o vosso calendário com a Whim que esta vos planeia o dia com uma série de sugestões para nem terem de pensar muito sobre a melhor maneira de chegar a um sítio a horas.

Neste momento a Whim já está a ser testada em Helsínquia, na Finlândia e vai ser lançada nalgumas regiões no Reino Unido. Não sabemos se há planos para Portugal, mas a ideia da MaaS é arranjar uma solução alternativa ambiental para a existência cada vez maior de carros nas cidades, e Lisboa é uma cidade que claramente precisa de um descongestionamento.  

David Pires, Visual Designer

Comment