Para quem não dispensa o papel, o tradicional bloco de notas cumpre sempre bem a sua função, seja ela de não deixar uma ideia cair no esquecimento, ou fazer um esboço, que mais tarde poderá levar a uma ilustração.
Por vezes, sente-se uma pequena frustração por estar a ilustrar sem poder ter de imediato todos os materiais de pintura à disposição.

Nos dias de hoje, à distância de uma app, temos uma paleta de opções que nos permite ilustrar do início ao fim, repleta de efeitos que nos ajudam a criar ínfimos pormenores.
Existem variadíssimas apps, mais básicas ou profissionais, sendo que na sua maioria fazem pequenas revoluções na forma como se desenvolve um projecto de animação.

Eis algumas das minhas favoritas:

Paper by Fiftythree

Sendo muito simplista, é perfeita para os dias em que deixamos os apontamentos em casa e apenas querermos fazer um simples esboço antes de passarmos “to the next level”. 

Sketches Pro

Com a imagem de um notebook (podendo escolher o tipo de papel), oferece uma diversidade de lápis, canetas, marcadores, pincéis e aerógrafos digitais. É possível utilizar layers mas, no entanto, a sua gestão não é “prática”. A forma quase real como pinta em aguarelas, torna quase possível criar a ilustração perfeita.

Procreate

A nº 1 de todas as aplicações! Disponibiliza desde uma vasta palete de cores a uma gama de “brushes”, sendo possível gerir as suas propriedades (linha, forma, grão, intensidade/pressão). A possibilidade de gravar em time-lapse e exportar em PSD ou PDF. Um interface, em HD, perfeito para lidar com um conjunto de mecanismos de pormenores.
É a aplicação ideal para criar uma série de animação.

Cristina Tavares, Gestão de Parcerias

Comment