Este ano, quando estivermos na praia a desesperar por uma Bola de Berlim, já não vai ser preciso aventurarmo-nos pelo areal fora à procura de um vendedor ou abdicar de outros programas para prevenir a eventualidade de algum passar pelo sítio onde estávamos. A partir do passado sábado (1 de julho), está a funcionar no Algarve uma app para encomendar bolas de Berlim na praia. A aplicação chama-se Bolinhas e promete ser uma das aplicações mais descarregadas deste verão.

A plataforma foi desenvolvida pela Algardata, uma empresa algarvia de software. Demorou 2 meses a desenvolver e 1 semana a arrancar. Com estreia exclusiva na praia da Falésia, rapidamente recebeu pedidos de expansão para todo o país.

O Bolinhas funciona como uma "Uber" para bolas de Berlim. Quando nos estiver a apetecer comer uma bola, apenas temos que ir à aplicação, escolher o vendedor mais próximo e fazer o pedido. Desta forma, quando o vendedor chegar já sabe de antemão o que o cliente quer. Basta pegar no telemóvel e desfrutar a praia que as bolas vêm até nós. 

Para além de uma bola simples, é possível pedir variações com creme de ovos, chocolate, avelã e alfarroba, dependendo da disponibilidade de cada vendedor. O vendedor é notificado da encomenda e, por georeferenciação, identifica o local onde está o cliente. Assim que o vendedor estiver a 10 metros, recebemos uma mensagem para estarmos alerta. No entanto, ao contrário do Uber, o pagamento é feito em dinheiro diretamente ao vendedor e não através da app.

Para já, o Bolinhas ainda só está disponível para Android, mas podemos esperar a entrada nos sistemas iOS nas próximas semanas.

António Pinheiro, Junior Strategist

Comment