Sabemos que, nos dias de hoje, o website é a mais importante apresentação de um negócio ao mundo e, como tal, perguntamos, têm observado como se comporta o vosso site?

Analisar o site da vossa empresa irá garantir uma melhor posição no Google, assim como um maior número de acessos, visualizações e vendas.

Quando um potencial cliente acede ao vosso site, decide em poucos segundos se continua a navegar ou fecha a janela. Isto significa que devem captar a sua atenção com conteúdos visuais. 

Deixamo-vos aqui algumas dicas de como podem verificar se o vosso site está atualizado e se o comportamento é adequado.

1 - Visitem o vosso site como se fossem um cliente

Olhem para o site de forma imparcial, como se fosse a primeira vez que o visitam, verifiquem o tempo de carregamento das páginas, facilidade de leitura dos conteúdos e verifiquem se o site está adaptado para dispositivos móveis. Verifiquem se os links abrem corretamente e se as respetivas páginas estão atualizadas. Esta análise vai ajudar a melhorar a sua posição no Google.

No caso de subscrições e formulários, verifiquem o respetivo encadeamento e tempo de resposta dos emails assim como os respetivos conteúdos e relevância dos mesmos.

2 - Deem atenção a imagens e plugins

Se o site está lento, verifiquem o peso das imagens e se os plugins estão desatualizados. Caso os mesmos estejam desatualizados, instalem novos ou atualizem os mesmos.

3 - Smartphones - atenção ao comportamento responsive em ambiente mobile

Cada vez mais os vossos clientes pesquisam e compram através de dispositivos móveis. Se o seu site não está adaptado a este ambiente, não terá visibilidade. Caso o site já esteja adaptado para mobile, verifiquem os vários breakpoints, ou seja, se o site responde corretamente de acordo com as várias medidas de ecrãs disponíveis no mercado.

4 - Analisem os números

Utilizem o Google Analytics e analisem dados estatísticos. É importante perceber quem visita o vosso site, de onde são, o que procuram, como o encontraram, quanto tempo permanecem e quais as páginas com a maior taxa de abandono. Se é um site de eCommerce, devem também acompanhar e monitorizar as campanhas pagas no Google.

Verifiquem o site a cada 6 meses, este investimento é importante quando se constrói uma marca online. Trabalhem com uma empresa especializada em desenvolvimento, website design e consultoria em SEO, para vos poupar tempo e dinheiro.

Mãos à obra... e melhorem o desempenho do seu web site. 

Verónica Sousa, Partnership Manager

Comment